O prontuário das instalações elétricas é uma gama de documentos indispensáveis para empresas e estabelecimentos que possuem sistemas elétricos de potência. Este contém informações importantes sobre a instalação e as manutenções realizadas. Sendo assim, o Prontuário ajuda a garantir a segurança dos colaboradores, clientes e equipamentos.
A norma regulamentadora NR-10, do Ministério do Trabalho, exige que as empresas que possuam carga instalada acima de 75 kW de potência são obrigadas a constituir e manter o Prontuário das instalações elétricas. Ou seja, caso a empresa seja atendida em média tensão e possua subestação de consumidor a mesma é obrigada a elaborar o Prontuário da sua instalação.
O objetivo principal é garantir que as instalações elétricas da empresa estejam adequadas e operando de forma segura a reduzir ao máximo os riscos de acidentes trabalhistas ou incêndios.
O ministério do trabalho, através da NR10, exige que as empresas que contenham carga instalada superior a 75 kW possuam no mínimo:
a- Esquemas unifilares atualizados das instalações
elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção;
b – Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde implantadas e relacionadas a elétrica e descrição das medidas de controle existentes (O.S, APR, Trabalho em altura);
c – Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
d – Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina eletricidade;
e – Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
f – Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
g – Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
h – relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “h”.
O Prontuário é um documento vivo que deve ter o máximo de informações possíveis sobre a instalação elétrica, como isso, além da documentação exposta anteriormente, recomenda-se manter atualizado e inserido ao prontuário os seguintes documentos:
Caso a empresa seja auditada pelo Ministério do trabalho ou Secretárias Trabalhistas Municipais e não esteja com o Prontuário atualizado, a mesma estará sujeita a multas e, em casos extremos, poderá ser embargada até que sejam realizadas a devidas correções.
A empresa que possui uma carga instalada superior a 75 kW e por isso é o obrigada a manter o Prontuário das instalações elétricas atualizado pode procurar uma empresa de consultoria em Engenharia elétrica com foco e expertise na elaboração de laudo e que possua um Responsável Técnico legal com habilitação para atuar na área da Elétrica.
A Tesserato engenharia já realizou diversas consultorias para elaboração e atualização de PIE e possui uma ampla experiência nas instalações industriais e comerciais. Além disso auxiliamos nossos clientes na tomada de decisão a fim de eliminar anomalias na sua instalação e evitando passivos trabalhistas ou riscos a saúde do trabalhador.
Oferecemos ainda os seguintes serviços:
Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento!